Assim, como falamos brevemente antes, trata-se de um imposto cobrado aos brasileiros que possuem veículos automotores. Dessa maneira, o imposto começou a valer no ano de 1986. Sendo assim, o Governo Estadual faz a cobrança do IPVA todos os anos. Vale lembrar, que esse imposto foi criado com o objetivo de substituir a antiga taxa que existia em todo o Brasil, conhecida como TRU.
Basicamente, trata-se de uma taxa vinculada direta com os gastos em relação ao sistema de transporte do Brasil naquela época. Mas, o IPVA não tem o recolhimento para essa finalidade. Isso porque, hoje em dia, o valor recolhido no imposto é divido entre três instituições. Ou seja, Município, Estado e Governo Federal. Assim, cada uma delas tem a liberdade de escolher os setores de investimento para o valor arrecado. Ou seja, educação, mobilidade urbana, saúde e muito mais.
Muita gente acaba de confundindo sobre os critérios que são usados para formar o valor do imposto IPVA. Isso porque, muita gente não se familiariza com o valor da cobrança desse imposto. Sendo assim, para definir o valor da cobrança, é usado o valor venal do seu veículo dentro do mercado. Então, o IPVA deve variar entre 1,5% até 5% sobre o valor do seu veículo. Saiba que é bastante comum que o governo use os dados da Tabela Fipe para definir a cobrança desse imposto sobre os veículos.
De modo geral, essa é uma das dúvidas mais frequentes em donos de veículos. Afinal, todos deseja, saber por quanto tempo devem pagar pelo imposto. Contudo, saiba que o Brasil não segue nenhuma regra fixa quanto a isso. Afinal, o veículo fica isento da cobrança devido a sua idade de fabricação. Em geral, depois de 10 a 20 anos de fabricação o veículo costuma ficar isento da cobrança. Vale ressaltar que o tempo pode variar bastante de acordo com as regras de cada estado.
Antes de mais nada, vamos iniciar a nossa lista com um dos carros mais famosos de todo o Brasil. Isso porque, ele reúne verdadeiros fãs em todo o mundo. No Brasil esse veículo foi a quarta geração de carro que ficou mais tempo dentro do mercado nacional. Isso porque, ele teve muita venda entre 1998 até 2013 e ainda passou por uma estilização no ano de 2007. Por isso, em muitos estados os veículos do ano de 2011 já ficam isentos do IPVA em 2022.
Sem dúvidas, outro modelo de veículo que já tem mais de 10 anos de fabricação e pode ficar isento do IPVA em alguns estados do Brasil. Vale lembrar, que esse carro teve seu lançamento no ano de 2007 e se tornou um grande sucesso entre muitos brasileiros pelo seu custo benefício e modernidade.
Existem alguns estados do Brasil que possui a regra para oferecer isenção do imposto para veículos fabricados até o ano de 2006. Sendo assim, os donos desse modelo de veículo da Fiat têm a chance de ficar livre da cobrança. Saiba que se trata de um carro com visual aventureiro e bem versátil.
Em nossa lista também está a primeira geração lançada no mercado do Ford Focus. Esse veículo foi um dos mais comercializados entre 2000 até 2008. E ainda possui um visual que atraia bastante o consumidor naquela época. Dessa forma, ele também está isento da IPVA em 2022.
Por fim, esse modelo também está isento do IPVA em alguns estados ao redor do Brasil. O carro teve lançamento no mercado em 2003 e perdeu sucesso para sua irmã mais nova, o Zafira. De qualquer forma, esse carro já está isento da cobrança esse ano.
Por fim, gostou de nossas dicas para te ajudar a tirar as suas dúvidas? Então, não deixe de usar tudo a seu favor para que saiba se o seu veículo está isento da cobrança do IPVA em 2022. Boa sorte e até a próxima!