Sobretudo, o score de crédito funciona como uma espécie de currículo financeiro do consumidor que possui CPF Ativo. Isso porque, por meio dele uma instituição financeira consegue ter acesso a todos os seus hábitos e o seu relacionamento dentro do mercado financeiro.
Existem algumas informações que uma empresa, lojas, banco ou financeira consegue ter acesso apenas por meio do seu score. Por exemplo, se está negativado, se pagar suas contas em dia e muito mais. O score de crédito tem pontuação que pode variar entre 0 á 1 mil pontos. Veja a seguir a classificação do score de crédito para consumidor:
Ainda que pareça algo meio óbvio, saiba que não podemos de ressaltar, que para conseguir ter um bom score de crédito, vai precisar manter o seu nome limpo. Isso porque, quando ficar com o nome sujo, não vai ter apenas um score de crédito ruim, mas também vai ter dificuldade na hora de obter aprovação de crédito dentro do mercado financeiro. Portanto, não deixe de manter seu CPF livre de qualquer tipo de restrição e tenha um bom de score de crédito para obter crédito com mais facilidade quando precisar.
Devido ao fato do score de crédito funcionar de acordo com o seu histórico de pagamentos. Saiba que é essencial que pague as suas contas dentro do prazo de vencimento. Isso porque, se quer aumentar o seu score vai ter que pagar suas contas antes da data de vencimento.
Existem muitas pessoas que acreditam que ao não fazer compras em seu CPF, vai ter um score de crédito que aumenta sozinho. Dessa maneira, saiba que trata-se de algo errôneo. Afinal, o score de crédito funciona como o ditado “quem não é visto, não é lembrado”. Isso porque, os bancos e financeiras querem conhecer o seu perfil e histórico no mercado.
Mas, elas tem acesso a esse tipo de informação apenas quando possui contas em seu CPF. No entanto, saiba que deve ter contas em seu nome, mas, precisa se organizar para pagar todas elas dentro do prazo. Até porque, o objetivo é fazer com que seu score aumente e não tenha dívidas em seu nome. Uma boa dica é ter contas de gás, luz, cartão de crédito, telefone e outras registradas sem seu CPF.